sábado, 9 de junho de 2012

planetas habitaveis???

A missão da NASA conhecida como Kepler está encontrando novos planetas de forma incrível desde o ano passado. E agora, para organizar as informações, os cientistas começaram a fazer uma espécie de tabela periódica de planetas habitáveis. A classificação que consta na tabela ainda divide os corpos celestes em 18 categorias, levando em consideração a massa, a temperatura média e a constituição do planeta.
Segundo Abel Méndez, pesquisador responsável pelo projeto, “Um resultado importante dessa tabela é a habilidade de compararmos planetas em uma escala, do melhor para o pior candidato a receber vida”.
De todos os que foram encontrados até então, 45 deles têm potencial para se tornarem habitáveis. Contudo, destes apenas 15 são planetas, sendo que outros 30 são luas. Já quanto à confirmação, a NASA aponta dois planetas, o Gliese 581d e o HD 85512b, como sendo perfeitos para a existência de vida como a que possuímos na Terra.
Observações futuras com novos instrumentos, tanto terrestres quanto espaciais, serão necessárias para confirmar a viabilidade de vida nos planetas que constam como candidatos.


Gliese 581 d ou Gl 581 d é um planeta extrassolar que orbita a estrela Gliese 581, a aproximadamente 20 anos-luz da Terra na constelação de Libra. É o terceiro planeta descoberto no sistema o quinto em distância à estrela. Devido à sua massa, que é de cerca de 5,6 vezes a da Terra,[2] o planeta é classificado como uma Super-Terra. Em abril de 2009, novas observações pela equipe de descoberta concluíram que o planeta está no limite da zona habitável, onde a água pode existir.















HD 85512 b ( ou Gliese 370 b) é um planeta extra-solar que se encontra a aproximadamente 36 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Vela. O planeta orbita a sua estrela a uma distância de 0.26 UA, ou seja 1/4 de distância daTerra em relação ao Sol, mas como a estrela é menor e mais fria que o sol então em termos relativos seria o equivalente a dizer que este planeta está para estrela mãe assim que Vênus está para o sol. O período orbital é de 54 dias. Está dentro da zona habitável da estrela, isso quer dizer que pode ter água no estado líquido, que é um fator essencial a vida. Outro detalhe importante que pode ajudar em relação a vida é que a órbita desse planeta é quase circular, o que faz com que a temperatura esteja em um nível estabilizado. HD 85512 b possui massa 3,6 vezes maior que a Terra. Pela massa deverá ser considerado um planeta rochoso. A temperatura do planeta pode ser quente e úmida variando dos 30 aos 50 graus e muita umidade.[1] O planeta poderá ter uma atmosfera com vapor de águadióxido de carbono, e nitrogênio. Se o planeta tiver uma atmosfera com nuvens, então é provável que tenha água no estado líquido na superfície do planeta. É o exoplaneta com menor massa já encontrado na zona habitável, e é, neste momento, o melhor candidato para ter vida (juntamente com Gliese 581 d).

Wikipedia _



Download

0 comentários:

Postar um comentário